Análise temporal da composição granulométrica de um estuário amazônico, Pará, Brasil
Palavras-chave:
Sedimentos, Furo da Laura, Vigia.Resumo
Os estuários são ambientes de transição situados entre o continente e mar aberto, com dinâmica influenciada pelas forçantes fluviais, ondas e marés atuando diretamente na estrutura morfológica e sedimentar desses ambientes. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar temporalmente a composição e variação granulométrica dos sedimentos superficiais do Furo da Laura, município de Vigia-PA, classificando sua hidrodinâmica quanto ao grau de energia baseado nas classes de textura. Foram coletadas amostras de sedimentos em quatro pontos fixos do Furo da Laura, nas marés de quadratura, realizadas bimestralmente e totalizando um ano (Setembro e Novembro de 2011, Janeiro, Março, Maio e Julho de 2012). A composição granulométrica foi determinada pelo método a laser no equipamento shimadzu, modelo SALD-2201, no Laboratório de Oceanografia Química da Universidade Federal do Pará. Os valores obtidos das frações granulométricas foram importados para o Software SYSGRAN® para indicação qualitativa da hidrodinâmica atuante no processo de sedimentação com base no diagrama de Pejrup. No mesmo Software foi realizado a classificações das classes texturais, baseado no diagrama de Shepard. Os resultados demonstraram que a granulometria das amostras de sedimentos superficiais do Furo da Laura é composta predominantemente pelas frações de areia, principalmente areia fina. A hidrodinâmica da área de estudo é classificada como alta a muito alta, com atributos granulométricos do tipo areia síltica. O estuário do Furo da Laura revelou ser um ambiente dinâmico pela ação hidrodinâmica com influência direta na composição dos sedimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.