Os Cursos de Química Licenciatura da UFS: um breve panorama com aspectos importantes
Palavras-chave:
Licenciatura em Química, UFS, Modalidades de EnsinoResumo
O presente trabalho traz uma concisa revisão acerca do histórico do Ensino Superior no Brasil e suas finalidades, trata também das principais diferenças existentes entre o Ensino a Distância (EaD) e o Ensino Presencial (EP). Tem como meta apresentar e discutir alguns aspectos relativos aos cursos de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nas modalidades de ensino Presencial e a Distância, a saber: históricos dos cursos de Licenciatura em Química, carga horária, grade curricular, formas de ingresso, quantidade de alunos matriculados, entre outros. Foi utilizada como instrumento para coleta de dados a revisão bibliográfica. Considerando as distintas visões de pesquisadores, podemos ressaltar como características marcantes entre as duas modalidades de ensino, EaD e EP, a separação física entre os autores - professor, aluno - dos processos de ensino e aprendizagem e o papel que cada participante desempenha durante as práticas educativas. Por meio da análise dos dados levantados, podemos afirmar que entre os cursos de Licenciatura em Química oferecidos pela UFS - nas duas modalidades distintas, EaD e EP - existem diferenças marcantes no que concerne à oferta de vagas de ingresso ao curso, no que se refere a permanência e conclusão da referida Licenciatura, quanto à presença de laboratórios para realização da experimentação, entre outras. Os cursos a distância merecem um olhar especial, pois é uma modalidade de ensino que foge do que é estabelecido convencionalmente pelo ensino presencial e as instituições devem se adequar para que os alunos do EaD possam ter êxito no curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.