Avaliação da sustentabilidade de um agroecossistema pelo método MESMIS
Palavras-chave:
agroecologia, indicadores ambientais, indicadores sociais, perícia agrícola, sistemas de produção.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo levantar indicadores para avaliar a sustentabilidade da área experimental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Gloria de Dourados, MS) e propor linhas de trabalho para os aspectos menos sustentáveis (pontos críticos), almejando alcançar maior sustentabilidade do sistema. O estudo foi conduzido no mês de abril através de diagnóstico visual, baseando-se nos indicadores de sustentabilidade do método MESMIS. Para avaliação foi utilizado 38 indicadores e três parâmetros, abordando aspectos sociais e ambientais. O resultado obtido com a avaliação da área experimental evidencia que a mesma apresenta muitos pontos críticos na manutenção do agroecossistema, indicando a necessidade de intervenções para transição agroecológica e, consequentemente, para se alcançar a sustentabilidade socioambiental. Os pontos críticos de maior abrangência estavam relacionados à integridade e manutenção da área de preservação permanente (APP), queimadas, erosão laminar e com a falta de programas que priorizem a saúde e segurança ocupacional rural. Assim foi possível propor medidas mitigadoras em conformidade com a transição agroecológica e, consequentemente, mais efetivas para a busca do desenvolvimento sustentável do agroecossistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.