Avaliação nutricional em mudas de pinhão-manso cultivadas em diferentes substratos e fontes nitrogenadas
Palavras-chave:
Oleaginosa, Adubação Mineral, Absorção de Nutrientes.Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a acumulação de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) em mudas de pinhão-manso em resposta ao cultivo em diferentes substratos e fontes de nitrogênio. O ensaio foi conduzido em ambiente com sombreamento de 50%. Os tratamentos foram dispostos em um fatorial 4 x 2, correspondendo, respectivamente, às fontes de nitrogênio e substratos e foram distribuídos de acordo com o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com cinco repetições. Os substratos utilizados foram: solo argiloso (S1) e solo argiloso:areia (1:1 v/v). As fontes nitrogenadas foram: sulfato de amônio (N1); nitrato de cálcio (N2); ureia (N3); Sem adição de nitrogênio (N4). Após 80 dias de semeadura o material vegetal foi seco em estufa a 65 ºC, para análises químicas. Observou-se que a adubação nitrogenada influenciou na relação parte aérea/raiz e o acúmulo de nitrogênio nos tecidos foliares foi maior no tratamento que recebeu como fonte de nitrogênio, o nitrato de cálcio. A concentração de fósforo e potássio foi favorecida tanto pelo nitrato de Cálcio como pela ureia.Downloads
Publicado
2014-09-27
Como Citar
Brito, D. R. S., & Viégas, R. A. (2014). Avaliação nutricional em mudas de pinhão-manso cultivadas em diferentes substratos e fontes nitrogenadas. Scientia Plena, 10(9). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1980
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.