Efeitos fisiológicos atribuídos ao teste de frio e adição de reguladores vegetais em híbridos de milho
Palavras-chave:
potencial fisiológico, fitorreguladores, hormôniosResumo
O trabalho teve o objetivo de verificar a resposta de híbridos de milho quanto à utilização de doses de fitohormônios, buscando identificar pela curva de regressão a melhor dose x percentual de germinação da semente. O estudo foi conduzido no Laboratório de Produção e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Santa Maria Campus de Frederico Westphalen - RS. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso organizado em esquema fatorial 4x5 sendo híbridos x doses de fitohormônio. Os híbridos de milho utilizados no estudo foram: 2A106, P1630H, P2530 e STATUS, estes submetidos às doses de 0, 5, 10, 15 e 20 mililitros por quilo de sementes de composto fitohormonal. A análise de variância revelou significância para interação híbridos x doses de reguladores vegetais para as variáveis, primeira contagem de germinação, percentagem de germinação, comprimento de parte aérea e radicular, massa seca de parte aérea e massa seca de plântula. A massa seca de radícula revelou ausência de interação entre os fatores. As doses de reguladores vegetais influenciam na magnitude dos caracteres fisiológicos em híbridos submetidos ao teste de frio. O híbrido P1630H responde positivamente a dose de 10 mL Kg-1 de reguladores vegetais, para os caracteres percentual de sementes germinadas e massa seca da parte aérea. Para o híbrido 2B688Hx efeitos positivos são revelados na dose de 5 mL Kg-1de reguladores vegetais, aos caracteres primeira contagem de germinação, percentagem de sementes germinadas, comprimento de parte aérea e radicular, massa seca de plântula e parte aérea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.