Valoração dos serviços ambientais prestados pela Mata Atlântica na manutenção da qualidade da água em microbacias na Área de Proteção Ambiental do Sana, Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Serviços ambientais, cobertura florestal, recursos hídricosResumo
Este trabalho objetivou avaliar os serviços ambientais prestados pela Mata Atlântica na manutenção da qualidade da água em duas microbacias localizadas na Área de Proteção Ambiental do Sana - Rio de Janeiro, com diferentes percentuais de cobertura florestal e valorar estes serviços ambientais em relação aos consumidores de água destas microbacias e os proprietários de área florestais/pecuária (ofertantes). Foi analisada no exutório das microbacias a turbidez da água para avaliação dos serviços ambientais da Mata Atlântica na qualidade da água. Foi levantada a disposição a pagar dos usuários de água pelos serviços ambientais captada nestas microbacias e a disposição a receber dos fornecedores (proprietários áreas florestais/pecuária) nas microbacias estudadas. Os resultados obtidos mostraram que com base na turbidez a microbacia Palmital, com maior percentual de cobertura florestal, não necessitaria de tratamento de água. De forma diferente, a microbacia Gloria, com predomínio de áreas de pastagem, necessitaria de tratamento. A simples preservação da cobertura florestal da microbacia Palmital permitiria manter serviço ambiental na qualidade da água. Será necessário somente um pagamento mensal pelos usuários da água desta microbacia para remunerar o custo de oportunidade dos proprietários de áreas florestais na microbacia Palmital. A valoração ambiental na microbacia Gloria demonstra que é mais viável o pagamento pelo custo de reflorestamento das pastagens mais o custo de oportunidade das áreas florestais para manutenção do serviço ambiental da cobertura florestal na qualidade da água que o pagamento de uma tarifa de água que cobra-se pelo tratamento químico da água.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.