Diversidade genética de uma população natural de cambuizeiro e avaliação pós-colheita de seus frutos
Resumo
O cambuizeiro é uma espécie frutífera nativa do Brasil, pertencente à família Myrtaceae, e que apresenta frutos do tipo bagas de coloração vermelha ou violácea escura quando maduras. O objetivo do presente trabalho foi realizar o estudo da diversidade genética de uma população natural de cambuizeiro localizada em Itaporanga d’Ajuda, SE e caracterizar seus frutos após a colheita. Utilizou-se marcadores RAPD para o estudo da diversidade, e para a avaliação pós-colheita dos frutos, utilizou-se os parâmetros de coloração, peso (g), diâmetro (cm), atividade de água, pH, conteúdo de vitamina C (mg. 100-1MF), ATT (% ácido cítrico) e sólidos solúveis (°Brix). O uso de 18 primers sugere que a população estudada apresenta alta diversidade genética (53,63 % de polimorfismo). Os marcadores RAPD mostraram-se eficientes para estudos de diversidade genética em cambuizeiro. Os frutos de cambuí podem ser considerados como boa fonte de vitamina C, destacando-se os de cor roxa, que também apresentaram maior teor de sólidos solúveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.