Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Celso José Vianna Barbosa Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho - Itabaiana-SE
  • José Uibson Pereira Moraes Instituto Federal de Educação de Sergipe - Campus Lagarto

Resumo

O crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação pode levar ao uso dessas tecnologias em salas de aula, principalmente em aulas de física. O desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem, como simulações e animações, para ser usado no ensino de física deve levar em conta as teorias cognitivas de aprendizagem, para garantir o sucesso dessas ferramentas educacionais. Nesse caso, esses objetos foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, onde se buscou verificar se tais objetos podem ser considerados como sendo materiais potencialmente significativos, e caso não o fossem, que implicações isso teria para a aprendizagem do aluno. Apresentamos aqui resultados parciais de uma investigação sobre erros conceituais em objetos de aprendizagem para o ensino de física e discutimos a implicação desses erros para a aprendizagem dos conceitos da física.

Biografia do Autor

Celso José Vianna Barbosa, Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho - Itabaiana-SE

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Óptica e Ensino de Física.

José Uibson Pereira Moraes, Instituto Federal de Educação de Sergipe - Campus Lagarto

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2008). Está fazendo Especialização em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul e é Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Departamento de Educação da UFS. Atualmente é Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) e Professor Tutor do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência em Ensino de Física. É estudante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC) da UFS.

Downloads

Publicado

2011-10-03

Como Citar

Vianna Barbosa, C. J., & Pereira Moraes, J. U. (2011). Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Scientia Plena, 7(6). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/180

Edição

Seção

Artigos