Como lidar com as serpentes? O conhecimento básico e as atitudes dos funcionários de uma universidade no Nordeste do Brasil
Palavras-chave:
conservação, educação ambiental, etnobiologiaResumo
As serpentes são culturalmente rejeitadas por grande parte da população. Isso contribui para que ocorra maior número de mortes desses animais. No Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), é muito comum o encontro dos servidores terceirizados com esses animais. Desse modo, esse estudo objetiva avaliar o conhecimento básico dessas pessoas em relação às serpentes encontradas na área da universidade, bem como os procedimentos realizados por esses trabalhadores ao encontrarem esses animais. O conhecimento dos funcionários foi avaliado por meio de um questionário semi-estruturado realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2013. A maioria saberia agir corretamente em caso de encontros com serpentes e considera importante a conservação desses animais. Entretanto, eles não sabem identificar as serpentes peçonhentas, embora a mídia e o meio universitário onde trabalham sirvam de fonte de informações deste tema. No entanto, ainda são necessárias medidas que orientem melhor esses funcionários quanto às atitudes tomadas no encontro com as serpentes. Assim, esse estudo traz subsídios para o desenvolvimento de futuras atividades de educação ambiental sobre o tema ofidismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.