Análise da técnica de triangulação de imagens all-sky para estudo da altura das camadas de emissão do airglow atmosférico

Diego Barbosa, Amauri Fragoso Medeiros, Ricardo Arlen Buriti

Resumo


O presente trabalho realiza um estudo sobre a aplicação do método da triangulação para inferir a altura da camada de emissão do airglow atmosférico. Este método determina a correlação máxima para regiões de interesse entre duas imagens consecutivas de uma mesma estrutura no airglow, obtidas por um imageador all-sky. O método consiste em fixar a altura de linearização da primeira imagem tomando com referência a altitude nominal da camada do airglow estudada e variar a altura de referência da outra imagem para várias altitudes. Em seguida, aplica-se a correlação cruzada em uma determinada área das imagens onde exista um evento nítido de onda de gravidade. Os perfis de altura/correlação mostram uma convergência da correlação máxima em torno das altitudes nominais fixadas na primeira imagem.


Palavras-chave


imageamento; airglow; ondas de gravidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.