Análise da técnica de triangulação de imagens all-sky para estudo da altura das camadas de emissão do airglow atmosférico
Palavras-chave:
imageamento, airglow, ondas de gravidadeResumo
O presente trabalho realiza um estudo sobre a aplicação do método da triangulação para inferir a altura da camada de emissão do airglow atmosférico. Este método determina a correlação máxima para regiões de interesse entre duas imagens consecutivas de uma mesma estrutura no airglow, obtidas por um imageador all-sky. O método consiste em fixar a altura de linearização da primeira imagem tomando com referência a altitude nominal da camada do airglow estudada e variar a altura de referência da outra imagem para várias altitudes. Em seguida, aplica-se a correlação cruzada em uma determinada área das imagens onde exista um evento nítido de onda de gravidade. Os perfis de altura/correlação mostram uma convergência da correlação máxima em torno das altitudes nominais fixadas na primeira imagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.