Transferência de massa na secagem infravermelho de sementes de pinhão-manso (Jatropha Curcas L.)
Palavras-chave:
Oleaginosa, Energia Renovável, Difusividade EfetivaResumo
Atualmente, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) vem recebendo especial atenção para produção de biodiesel, uma vez que suas sementes contêm elevado teor de óleo. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar a cinética de secagem das sementes de pinhão-manso empregando a radiação infravermelha (IV) como método de secagem. As temperaturas da fonte de radiação IV utilizadas foram iguais a 70, 80 e 90°C. O comportamento cinético de secagem IV das sementes de pinhão-manso foi caracterizado por ocorrer apenas no período de taxa decrescente, de modo que as resistências internas, associadas à estrutura da semente, governam o fenômeno de transferência de massa. O modelo difusivo descreveu adequadamente o processo, com desvios relativos médios inferiores a 14%. Negligenciar o encolhimento da partículas levou a uma superestimativa da taxa de transferência de massa por difusão. A dependência da difusividade efetiva de massa com a temperatura foi descrita por uma relação do tipo Arrhenius.Downloads
Publicado
2014-04-09
Como Citar
da Silva Neto, M. L., Prado, M. M. do, & Marques, L. G. (2014). Transferência de massa na secagem infravermelho de sementes de pinhão-manso (Jatropha Curcas L.). Scientia Plena, 10(3). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1759
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.