A influência da escola nos processos identitários de estudantes do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA): O caso de uma Escola Pública da Periferia de Aracaju-Se
Palavras-chave:
Identidade, Escola, EducaçãoResumo
-Quem é você? – As respostas que surgem a este questionamento, tão corrente nos dias atuais, são os elementos que vão formar o núcleo básico do que se pode conceituar a partir da terminologia “Identidade”. A partir de uma perspectiva socioconstrutivista, é possível destacar o papel dos espaços de socialização na formulação e dimensionamento das respostas às indagações identitárias. Nesse cenário, a escola desempenha um papel fundamental na produção de discursos e representações, aos quais os indivíduos se identificam. No nosso estudo, as respostas dos estudantes do EJA do Colégio Olavo Bilac à nossa indagação inicial foram muito diversas, até mesmo, por referir-se a alguma coisa que é fundada em elementos bastante subjetivos e íntimos. Porém, cabe o destaque para a prevalência de menções à escola/educação, nas autoconceituações por parte dos entrevistados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.