PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância.

Autores

  • Ana Cláudia Pereira de Almeida Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande
  • Sabrina Hax Duro Rosa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande

Palavras-chave:

Redação Online, ENEM, Cidadania

Resumo

O grupo de pesquisa em Linguística Aplicada (GPLA) do IFRS Câmpus Rio Grande desenvolveu nos anos de 2011 e 2012 projetos de pesquisa com o objetivo principal de colaborar para que os estudantes não apenas exercitassem as habilidades de ler e escrever visando às provas do ENEM – que, atualmente, é principal meio para ingresso Instituições de Ensino Superior – mas também se apropriassem do gênero dissertação, requerido também em outras provas de vestibulares. Tais atividades aconteceram na modalidade a distância: na primeira edição, o curso foi oferecido apenas a estudantes do Câmpus; na segunda, também foram aceitos membros da comunidade, o que trouxe resultados diferentes à pesquisa. Assim, a partir dos dados coletados nessas duas edições, foi possível ao GPLA estudar os hábitos de leitura dos participantes, bem como suas principais dificuldades nas práticas de escrita. Da mesma forma, pôde-se perceber as características da aprendizagem colaborativa, essenciais para que um curso a distância seja bem sucedido. Como suporte teórico, foram usadas as Teorias da Atividade (ENGESTRÖM, 1999) e dos Multiletramentos (ROJO, 2010; ROJO & MOURA, 2012).

Biografia do Autor

Ana Cláudia Pereira de Almeida, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande

Professora de Língua Portuguesa do IFRS Câmpus Rio Grande, Mestre e Doutoranda em Linguística Aplicada, com pesquisa em ensino e novas tecnologias.

Sabrina Hax Duro Rosa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Câmpus Rio Grande

Professora de Língua Inglesa do IFRS Câmpus Rio Grande, Mestre em Linguística Aplicada.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Almeida, A. C. P. de, & Rosa, S. H. D. (2015). PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1733

Edição

Seção

3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica