Fatores naturais e antropogênicos condicionando o uso recreacional da praia de Jauá, Região Metropolitana de Salvador, Bahia
Palavras-chave:
serviços ecossistêmicos, qualidade recreacional, capacidade de carga.Resumo
O município de Camaçari, localizado na Região Metropolitana de Salvador, apresenta situações distintas em relação à ocupação de seu litoral e representa um dos principais vetores de crescimento urbano do estado da Bahia. A praia de Jauá é uma das praias mais freqüentadas deste município, principalmente devido à facilidade de acesso e à sua proximidade de Salvador. O objetivo principal desta pesquisa foi caracterizar algumas condições ambientais e de infraestrutura da praia de Jauá e avaliar a sua capacidade de carga e a sua oferta de serviços ecossistêmicos. O trecho 1 da praia de Jauá apresentou um nível de uso acima da sua capacidade de carga, contribuindo para o comprometimento da oferta de serviços ecossistêmicos, especialmente os de regulação e suporte. Já no trecho 2, com predomínio de ambientes naturais, foi identificada uma maior diversificação e qualidade dos serviços ecossistêmicos, tanto de regulação e suporte como de provisão e de informação, cultura e lazer. Apesar disso, este trecho apresentou alta taxa de poluição por lixo marinho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.