Descartes e a emergência da ciência moderna
Palavras-chave:
Descartes, Ciência Moderna, Método Científico.Resumo
No presente artigo apresentaremos a importância de René Descartes para a Ciência Moderna. De fato, embora ele tenha contribuído com a evolução da geometria analítica, o plano cartesiano e a teoria do cálculo, suas contribuições não se resumem apenas à evolução da Matemática. Newton, Pascal, Leibniz, Malebranche e o próprio Kant, membro da academia real de ciências da Prússia, foram influenciados por ele. Por meio de seu ambicioso projeto da Mathesis Universalis, acabou também contribuindo com o próprio método científico moderno. Método esse, reconhecido como o da dúvida metódica, utilizado para suas conquistas expostas em seus livros Dióptrica, Meteoros e Geometria. Apresentado na obra intitulada Discurso do Método para Bem Conduzir a Própria Razão e Procurar a Verdade nas Ciências, é considerado por importantes filósofos da ciência, tais como Butterfield (1959) e Downs (1969), como sendo de grande relevância para a moderna evolução intelectual. O próprio Augusto Comte chega a reverenciar tal filósofo. Einstein (1981), que tinha um grupo de estudos nessa área filosófica, também faz o mesmo. Não apenas por ter sistematizado e apresentado a importância do método de uma ciência entendida como necessária e universal, mas, sobretudo, por ter demonstrado tal procedimento ser útil e em favor da técnica moderna e ter-se firmado até nossos dias. Aqui se destaca Descartes como grande âncora da cientificidade moderna.Downloads
Publicado
2015-02-10
Como Citar
Fagherazzi, O. J. (2015). Descartes e a emergência da ciência moderna. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1729
Edição
Seção
3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.