Fazer Docente: Atividade de Aprendizagem Interdisciplinar

Autores

  • Liziane Garcia-Torchelsen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Viviani Rios Kwecko Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Palavras-chave:

Abordagem Metodológica, Atividade de Aprendizagem, Educação Profissional

Resumo

A necessidade de repensar as sistematizações conceituais e metodológicas da Educação Profissional justifica-se diante do que se está propondo e ampliando em termos educacionais para os Institutos Federais de Educação: formar jovens que transcendam as demandas técnicas do mundo do trabalho, articulando-as com a perspectiva de formação para o conhecimento reflexivo, crítico e relacional. Nesse sentido, a atuação profissional junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Rio Grande e a adoção de uma abordagem metodológica interdisciplinar representam os espaços de onde partem reflexões sobre atividades de aprendizagem que mobilizam o sujeito coletivo a partir de uma proposta que problematiza a forma como construímos conhecimento. O campo interdisciplinar assumido por nossa experiência procurou integrar as disciplinas de Arte e Máquinas Elétricas, pertencentes às áreas geral e técnica, respectivamente. A análise proposta inicialmente percorreu o conhecimento de senso comum apresentado pelo aluno para, paulatinamente, aprofundar-se em direção à unidade germinal científica originária dos conceitos. Esse processo de investigação materializou-se em ambas as disciplinas a partir da elaboração e explicação de imagens sínteses, vetorial e estética. O aluno ao explicar a funcionalidade dos fenômenos transformou os referenciais teóricos em abstrações do conhecimento. Por meio da atividade de aprendizagem, atitudes e habilidades de investigação foram desenvolvidas nos alunos, permitindo que se apropriassem de conhecimento e não apenas memorizassem o conteúdo ministrado.

Biografia do Autor

Liziane Garcia-Torchelsen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Prof. Dr. Eng., Prof. da disciplina de Máquinas Elétricas, Curso Técnico em Eletrotécnica

Viviani Rios Kwecko, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Prof. Msc. Educação, Prof. da disciplina de Artes, Ensino Médio Integrado

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Garcia-Torchelsen, L., & Rios Kwecko, V. (2015). Fazer Docente: Atividade de Aprendizagem Interdisciplinar. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1721

Edição

Seção

3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica