Fazer Docente: Atividade de Aprendizagem Interdisciplinar

Liziane Garcia-Torchelsen, Viviani Rios Kwecko

Resumo


A necessidade de repensar as sistematizações conceituais e metodológicas da Educação Profissional justifica-se diante do que se está propondo e ampliando em termos educacionais para os Institutos Federais de Educação: formar jovens que transcendam as demandas técnicas do mundo do trabalho, articulando-as com a perspectiva de formação para o conhecimento reflexivo, crítico e relacional. Nesse sentido, a atuação profissional junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Rio Grande e a adoção de uma abordagem metodológica interdisciplinar representam os espaços de onde partem reflexões sobre atividades de aprendizagem que mobilizam o sujeito coletivo a partir de uma proposta que problematiza a forma como construímos conhecimento. O campo interdisciplinar assumido por nossa experiência procurou integrar as disciplinas de Arte e Máquinas Elétricas, pertencentes às áreas geral e técnica, respectivamente. A análise proposta inicialmente percorreu o conhecimento de senso comum apresentado pelo aluno para, paulatinamente, aprofundar-se em direção à unidade germinal científica originária dos conceitos. Esse processo de investigação materializou-se em ambas as disciplinas a partir da elaboração e explicação de imagens sínteses, vetorial e estética. O aluno ao explicar a funcionalidade dos fenômenos transformou os referenciais teóricos em abstrações do conhecimento. Por meio da atividade de aprendizagem, atitudes e habilidades de investigação foram desenvolvidas nos alunos, permitindo que se apropriassem de conhecimento e não apenas memorizassem o conteúdo ministrado.


Palavras-chave


Abordagem Metodológica, Atividade de Aprendizagem, Educação Profissional

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