A Utilização de SIG no Auxílio da Análise dos Impactos Ambientais Causados pelas Usinas Hidroelétricas Passo São João e São José Localizadas no Rio Ijuí – RS
Palavras-chave:
Usinas hidroelétricas, Barragens, Impactos AmbientaisResumo
No Brasil a energia hidroelétrica é a matriz principal para a geração de energia, ficando o restante distribuído entre as outras fontes de geração, eólica, solar e térmica. Hoje, a hidroeletricidade corresponde a 71% do volume total de energia elétrica gerada no país. Dessa forma, os empreendimentos hidroelétricos estão em ascensão no país, o que traz benefícios, mas também impactos ao ambiente. O objetivo deste trabalho consiste em demonstrar a praticidade da utilização de ferramenta SIG no auxílio da análise dos impactos ambientais causados no Rio Ijuí após a construção em cascata de duas usinas hidroelétricas, UHE Passo São João e UHE São José. A metodologia utilizada consiste em estabelecer diferentes critérios físicos de avaliação e seus respectivos pesos, sendo assim, os critérios distância de sedes urbanas, distância entre barramentos, área alagada, potência instalada e produtividade foram mensurados para originar uma classificação (baixo, médio e alto impacto ao ambiente). Para dar exatidão nos resultados de cada critério físico, foi utilizado Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o software ArcMap. Ao realizar a média dos impactos causados conforme os critérios estabelecidos, a UHE Passo São João foi classificada como causadora de médio a alto impacto ao ambiente e a UHE São José, como causadora de baixo a médio impacto. Os critérios que mais influenciaram na classificação final dos impactos das UHEs foram: distância entre sedes urbanas que prejudicou a UHE Passo São João que está muito próxima a cidade de Roque Gonzales e as áreas alagadas de ambas UHEs que extrapolam os 13 Km² considerados nesta metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.