Modelagem Cinética da Hidrogenação de Óleo de Soja Visando a Produção de Biocombustível
Palavras-chave:
biodiesel, hidrogenação, modelagem cinética, hydrogenation, kinetic modelingResumo
O biodiesel é uma fonte de energia renovável capaz de alimentar motores que utilizam o diesel, pode ser originado a partir de diferentes oleaginosas como: girassol, mamona, dendê. Dentre as tecnologias empregadas merecem destaque a transesterificação e a hidrogenação. Neste último processo o hidrogênio gasoso e o material que se quer hidrogenar são misturados com um catalisador sólido finamente dividido. Um importante estudo em torno da hidrogenação refere-se a cinética do processo, sendo empregadas cinéticas de pseudo-primeira ordem em relação aos triglicerídeos e o modelo de Langmuir-Hinshelwood para determinar a taxa de reação dos ácidos graxos. O presente artigo buscou desenvolver um modelo cinético para dados experimentais obtidos em reator mecanicamente agitado, tipo PARR, em escala laboratorial. O modelo cinético de acoplamento foi adotado e conseguiu de modo satisfatório descrever o perfil das concentrações dos ácidos graxos em função do tempo, obtendo valores de R2 superiores a 0,94.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.