A Educação Ambiental no Ensino Médio da Escola Estadual José Amaral Lemos no município de Pirambu-SE

Camilla Gentil Santana, M. I. O. Araújo

Resumo


A preservação ambiental tornou-se um desafio, no que se refere à melhoria da qualidade de vida. A escola, por sua vez, passou a ser um local privilegiado para o desenvolvimento da educação ambiental através de práticas pedagógicas que proporcionem uma educação voltada à construção cidadã dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho possui uma abordagem qualitativa e identificou como é desenvolvida a educação ambiental no ensino médio a partir das práticas pedagógicas em uma escola situada no município de Pirambu-SE. Para tanto foi feito um levantamento dos projetos e eventos em educação ambiental promovidos, a fim de averiguar as questões que embasam as ações na escola e foram aplicados questionários aos alunos do Ensino Médio e aos professores da escola José Amaral Lemos para identificar se as atividades pedagógicas desta escola norteiam o processo de educação ambiental durante as aulas. Após análise dos dados obtidos, foi possível concluir que apesar de possuir eventos pontuais e com vertente preservacionista/conservacionista, o colégio, ainda que de forma inicial, está procurando promover atividades que buscam a formação crítica do aluno.

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