Educação para a saúde: uma abordagem das concepções de alunos do ensino fundamental sobre a hanseníase

Autores

  • Maria Hilária Mendonça Almeida Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA
  • Paulo Roberto Silva Ribeiro Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA
  • Francisca Aline Arrais Sampaio Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA
  • Dayane Ariely da Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA

Palavras-chave:

Ensino fundamental, hanseníase, conhecimento, preconceito, educação em saúde, Elementary school, leprosy, knowledge, prejudice, health education.

Resumo

A hanseníase é uma doença infecciosa que dispõe de tratamento e de cura. Entretanto, a precariedade de informações pode levar ao diagnóstico tardio, às incapacidades físicas e à exclusão social. O presente estudo objetivou fazer uma abordagem das concepções de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz–MA sobre a hanseníase. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e com abordagem quantitativa. Para tanto, foram investigados 206 alunos do Ensino Fundamental, no período de julho a outubro de 2011. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista previamente estruturado, onde foram investigadas variáveis sociodemográficas e aspectos inerentes ao conhecimento sobre a hanseníase. Observou-se que 50,5% dos alunos investigados são do sexo masculino e que a maioria deles está matriculada no 6º ano e possui idade média de 13 anos. Quando questionados se conhecem ou já conheceram alguém com hanseníase, 12,2% responderam que sim, sendo que 4,0% afirmam que têm ou já tiveram casos desta doença na sua própria família. 50,5% dos estudantes investigados afirmam que não seriam amigos de uma pessoa com hanseníase. Os alunos entrevistados apresentaram carência de informações referente à hanseníase, sustentando o preconceito em relação aos pacientes que possuem ou que já possuíram esta doença. Os resultados obtidos sinalizam a necessidade de atividades educativas em saúde. Diante disso, a realização de práticas de educação em saúde com esses estudantes permitirão a construção do senso crítico e de uma nova percepção acerca da doença, visando minimizar o preconceito.

Biografia do Autor

Maria Hilária Mendonça Almeida, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA

Acadêmica do Curso de Enfermagem e Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - CCSST.

Paulo Roberto Silva Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA

Possui Graduação em Farmácia com Habilitações em Análises Clínicas e Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestrado em Agroquímica (Química Analítica Ambiental) pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (2002), Doutorado em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Porto - Portugal (2013). Atualmente, atua como Professor Adjunto Nível III e Pesquisador do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz MA e integra o quadro permanente de professores do Mestrado em Energia e Ambiente desta Instituição.

Francisca Aline Arrais Sampaio Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA

Enfermeira e Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduada em Estomaterapia (PGET) pela Universidade Estadual do Ceará. 

Dayane Ariely da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) Imperatriz - MA

Acadêmica do Curso de Enfermagem e Voluntária do Programa de Educação Tutorial PET-Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - CCSST.

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Publicado

2014-05-28

Como Citar

Almeida, M. H. M., Ribeiro, P. R. S., Santos, F. A. A. S., & da Silva, D. A. (2014). Educação para a saúde: uma abordagem das concepções de alunos do ensino fundamental sobre a hanseníase. Scientia Plena, 10(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1689

Edição

Seção

Artigos