Características morfológicas de peças reprodutivas de acessos de Jatropha curcas L.
Palavras-chave:
Euphorbiaceae, pinhão manso, inflorescênciaResumo
A caracterização morfológica das peças reprodutivas do pinhão manso é fundamental para compreender o processo de formação das sementes. Objetivou-se com o presente trabalho, fazer a descrição morfológica das características de inflorescências e flores em acessos de Jatropha curcas L. O estudo contemplou 190 plantas que compõe o Banco Ativo de Germoplasma de pinhão manso (Jatropha curcas L.) que fica localizado no sertão paraibano. Avaliaram-se aspectos morfológicos de 2.811 inflorescências. Verificou-se que as flores são pediceladas, diclamídeas e diplostêmones. Sua disposição é cíclica, disposta em círculos concêntricos, com uma flor feminina em posição central, circundada pelas masculinas. O número de flores variou de 1 a 125 flores masculinas para de 0 a 18 flores femininas por inflorescência. Constatou-se que não houve divergência morfológica nas características de flores pistiladas entre os acessos de Jatropha curcas L., que compõe o Banco Ativo de Germoplama. O acesso CNPAPMVII de Jatropha curcas L., apresentou inflorescências com flores estaminadas de características anômalas: atrofiadas, desprovidas de pedicelo, ausência de estruturas reprodutivas e localizadas e no pedicelo das flores pistiladas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.