Estudo do efeito de temperaturas de congelamento e criocongelamento na estrutura física dos camarões (Litopenaeus Vannamei Boone) comercializados nos supermercados da cidade de Aracaju-SE
Resumo
Os camarões são alimentos muito perecíveis, portanto, há necessidade de uma boa técnica de conservação para que se mantenha por um longo período de armazenamento sua qualidade física, sensorial e nutricional. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos processos de congelamento convencional, criogênico e o método de descongelamento sobre a fibra muscular de amostras de camarões com exoesqueleto e filé. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Sergipe. As amostras foram adquiridas em supermercados de Aracaju-SE. O exsudado foi feito com a utilização de absorvente. A análise microscópica foi feita com a utilização de microscópio eletrônico Dino Lite. As análises microbiológicas foram contagem de coliformes totais e coliformes fecais foi utilizado o método do número mais provável (NMP).Quanto ao exsudado as amostras de filés de camarões congeladas no vapor de N2 e armazenados a –20 °C mantiveram a taxa de exsudação quase inalterada durante o período de armazenagem. Na microscopia não ocorreram modificações na estrutura física das duas amostras criocongeladas a -170°C. Para a análise microbiológica foram coletadas amostras de três supermercados diferentes onde apenas uma delas estava dentro do nível aceitável.
Palavras-chave: camarão, exsudado, criocongelamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.