Mineralogia das Vênulas Brancas e do Material Afanítico Preto em Planos de Fraturas em Sodalititos de Cor Azul do Stock Itajú do Colônia, Bahia
Palavras-chave:
Mineralogia, Sodalitito, Difratometria de Raios-X, Itaju do Colônia, BahiaResumo
O Stock Itajú do Colônia é um corpo elipsóide, com aproximadamente 2 km2, localizado na Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia. Atualmente este stock constitui a maior reserva brasileira de sodalita-sienitos e sodalititos de cor azul intensa, a qual é explotada com fins ornamentais e para confecção de peças de joalheria. A presença de vênulas brancas é um aspecto indesejável nessas rochas por dificultarem o seu processamento, depreciando o seu valor comercial. A granulação muito fina e o aspecto friável dessas vênulas brancas foram fatores relevantes na escolha do procedimento denominado Método do Pó, da técnica de Difratometria de Raios–X, para identificar os minerais constituintes das vênulas, assim como do material poroso e afanítico escuro presentes em planos de fraturas nessas rochas de cor azul. Os minerais identificados foram Tetranatrolita [Na2(Al2Si3O10)2(H2O)], Paranatrolita [Na2(Al2Si3O10)3(H2O)], Gonnardita [Na2CaAl4Si6O20], Halloysita [Al2Si2O5(OH)4], Fluorannita [KFe3AlSi3O10F2], Illita [(K,H2O) (Al,Mg,Fe)2 (Si, Al)4 O10(OH) 2(H2O)] e Glauconita [(K,Na) (Fe3+,Al, Mg)2 (Si,Al)4 O10(OH)2]. A mineralogia presente nas vênulas brancas e o material afanítico preto em planos de fraturas nessas rochas constituem uma paragênese de baixa temperatura (< 300 °C) resultante da precipitação de fluidos que interagiram com os minerais alcalinos precoces destas rochas (nefelina e sodalita).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.