Colimador alternativo para o modelo XR-100T com CdTe, usado em medidas diretas de espectros de radiodiagnóstico.
Palavras-chave:
Simulação computacional, Metodo de Monte Carlo, Radiodiagnostico, espectros raios XResumo
A simulação de espectros é um instrumento de grande utilidade prática e pedagógica porque ajuda a compreender os limites de uma técnica, e os parâmetros instrumentais para otimizar medidas de grandezas de grande interesse na física. Os modelos de Monte Carlo, baseados no transporte de partículas e radiação, provêem ferramentas fáceis e flexíveis para simular geometrias e materiais complexos. Em particular, o código MCNPX permite a comparação, manipulação e quantificação de espectros medidos e simulados. Este trabalho auxilia-se desta ferramenta para estimar as características de um dispositivo de colimação que evite danos permanentes e temporários num detector de CdTe, quando usado para medidas diretas do espectro de Bremsstrahlung de tubos de raios X, com voltagem máxima nominal de 150 kVp e cargas típicas usadas em protocolos de radiologia. No o trabalho mostram-se também os espectros de altura de pulsos, simulados e medidos com este detector.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.