Colimador alternativo para o modelo XR-100T com CdTe, usado em medidas diretas de espectros de radiodiagnóstico.

Autores

  • Climerio Santos Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus Jequié)
  • Maria Victoria Manso Guevara Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luis Nieto Gonzales Universidad Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Felix Mas Milian Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Fermin Garcia Velasco Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Simulação computacional, Metodo de Monte Carlo, Radiodiagnostico, espectros raios X

Resumo

A simulação de espectros é um instrumento de grande utilidade prática e pedagógica porque ajuda a compreender os limites de uma técnica, e os parâmetros instrumentais para otimizar medidas de grandezas de grande interesse na física. Os modelos de Monte Carlo, baseados no transporte de partículas e radiação, provêem ferramentas fáceis e flexíveis para simular geometrias e materiais complexos. Em particular, o código MCNPX permite a comparação, manipulação e quantificação de espectros medidos e simulados. Este trabalho auxilia-se desta ferramenta para estimar as características de um dispositivo de colimação que evite danos permanentes e temporários num detector de CdTe, quando usado para medidas diretas do espectro de Bremsstrahlung de tubos de raios X, com voltagem máxima nominal de 150 kVp e cargas típicas usadas em protocolos de radiologia. No o trabalho mostram-se também os espectros de altura de pulsos, simulados e medidos com este detector. 


Biografia do Autor

Climerio Santos Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus Jequié)

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-2008). Mestre em Física Nuclear Teórica e Aplicada à Medicina, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - 2012).Tem experiência em Física das Radições, principalmente em levantamento dosimétrico de instalações médicas voltadas para exames de radioterapia e raios X. Atualmente é professor do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiada Bahia (IFBA - Campus Jequié). É Professor-Tutor do curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Maria Victoria Manso Guevara, Universidade Estadual de Santa Cruz

É formada em Engenharia Nuclear (1988), com Mestrado em Instalações Energéticas e Nucleares (1998) em Havana Cuba. Em 2002 formou-se como Doutora em Física pelo IFUSP em Brasil. Inicio a vida acadêmica no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Nucleares aonde obteve a Titulação de Professora Auxiliar (equivalente a MS-5 na USP). Desde 2009 é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, do DCET e leciona na área de Física. Realizou trabalhos de pesquisa na área de Física Aplicada, Dosimetria e Proteção Radiológica, Física Nuclear, Física dos nêutrons e dos reatores nucleares, e recentemente na área de Física Atômica. Consta com mais de 20 publicações em revistas indexadas. 

 

Mas informações podem ser encontradas no site http://lattes.cnpq.br/7196165938116027

Luis Nieto Gonzales, Universidad Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Física e mestrado em Ciências Físicas pela Universidade de Havana (1998 e 2000, respetivamente). Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007), e Pós-doutoramento na Universidade de São Paulo (USP) em Física Experimental e BioFísica. Tem experiência nas áreas de Física e Química Analítica, com ênfase em Estruturas Eletrônicas e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interf. e Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semicondutores, dispositivos semicondutores e nanoestruturas em geral. Trabalhou também na área de Biofísica Nuclear.

Felix Mas Milian, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Fisica Nuclear pelo Instituto Superior de Ciencias y Tecnologia Nucleares. Cuba (2001), mestrado em Fisica Nuclear pelo Instituto Superior de Ciencias y Tecnologia Nucleares. Cuba (2002) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2002-2006). Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz (2006-2008). Professor adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2008. Atualmente realiza, estagio de Pós-Doutorado no Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN), seção de Turim, Itália (2011-atual). Tem experiência na área de instrumentação nuclear, interação das radiações com DNA e dosimetria numérica, com ênfase em Controle de Processos por Computador, programas para quantificação de DNA, simulação por Monte Carlo e construção de modelos antropomorficos para dosimetria.

Fermin Garcia Velasco, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Lomonosov Moscow State University (1983), mestrado em Physics of Nucleus and Elementary Particles Physic - Lomonosov Moscow State University (1985) e doutorado em Física Del Núcleo Atómico pelo Centro de Estudos Aplicados Al Desarrollo Nuclear (1995).  Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus Bahia (UESC/ BA). Tem experiência na área de Física Nuclear Básica e na Física Aplicada a Saúde e o Meio Ambiente em temas como qualidade em radiodiagnóstico, dosimetria numérica, avaliação de riscos, biocinética de radioisótopos, avaliação da poluição ambiental por metais toxicos e radioisótopos e desenvolvimento de tecnologias de adsorventes para remoção de metais toxicos em agua. 

Downloads

Publicado

2014-01-23

Como Citar

Soares, C. S., Manso Guevara, M. V., Gonzales, L. N., Milian, F. M., & Velasco, F. G. (2014). Colimador alternativo para o modelo XR-100T com CdTe, usado em medidas diretas de espectros de radiodiagnóstico. Scientia Plena, 10(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1647

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)