Acúmulo de matéria seca e rendimento de óleo da planta Otacanthus azureus em função da luminosidade e adubação nitrogenada .

Autores

  • Rafaela Noel Serudo
  • Igor Machado Assis UFAM
  • Cristiane da Silva Klehm UFAM
  • José Ferreira da Silva UFAM
  • Valdir Florencio da Veiga Junior UFAM

Palavras-chave:

erva-copaíba, óleos essenciais, fatores de influência

Resumo

Os óleos essenciais constituem um dos mais importantes grupos de matérias primas para várias indústrias, principalmente as de perfumaria, alimentos e farmacêutica. Otacanthus azureus é um arbusto aromático conhecido popularmente como erva-copaíba, é uma espécie pouco estudada e de grande potencial para obtenção de óleos. Neste contexto objetivou-se avaliar o efeito de dois níveis de luminosidade e adubação nitrogenada para acúmulo de matéria-seca e rendimento de óleo das plantas Otacanthus azureus. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso arranjado em fatorial de 2x2x3, sendo dois níveis de luz (50% e 100%), com dois níveis de nitrogênio (0 e 100kg/ha). O tratamento de irradiância para erva copaíba apresentou a maior resposta de crescimento a 100% de luz, não houve efeito da adubação nitrogenada sobre rendimento de óleo. 

Biografia do Autor

Rafaela Noel Serudo

http://lattes.cnpq.br/3988706605315180

Downloads

Publicado

2013-12-07

Como Citar

Serudo, R. N., Assis, I. M., Klehm, C. da S., da Silva, J. F., & da Veiga Junior, V. F. (2013). Acúmulo de matéria seca e rendimento de óleo da planta Otacanthus azureus em função da luminosidade e adubação nitrogenada . Scientia Plena, 9(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1644