Estudo da diversidade da comunidade tecamebiana (protozoa: rhizopoda) na sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim-SE.

Autores

  • Ana paula sousa Pereira Univeridade federal de Sergipe- UFS
  • Anderson Nascimento do Vasco UFS
  • Fábio Brandão Britto UFS
  • Arisvaldo Vieira Méllo Júnior UFS
  • Carlos Alexandre Borges Garcia UFS
  • Elaine Maria de souza Nogueira UNEB

Resumo

Dos protozoários que constituem o zooplâncton, ressalta-se o grupo das amebas testáceas (Protoctista:Rhizopoda), protozoários amebóides, cujo citoplasma está encerrado dentro de uma concha ou teca. Estas são abundantes na maioria dos ecossistemas aquáticos e terrestres, apresentado uma grande produção de biomassa e uma importante contribuição no fluxo de energia e na ciclagem de nutrientes através do consumo direto de outros microorganismos e dos detritos. Diante da contribuição do grupo para os ambientes lênticos e lóticos, o presente estudo objetivou conhecer a biodiversidade das tecamebas que ocorrem na sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim-SE. Para obtenção do material biológico foram demarcadas quatro estações distintas.  As coletas foram efetuadas mensalmente de agosto a dezembro de 2009. O material biológico foi obtido através da filtração de 100 L da água local, através de uma tela de nylon com 50 m de abertura de malhas. Em campo, o material coletado foi fixado em solução 6.3.1 (60% de água destilada, 30% de álcool e 10% de formaldeído) e em laboratório, examinado sob microscópio óptico e contado em uma lâmina do tipo Sedgwick-Rafter.  A comunidade tecamebiana esteve constituída por 8 táxons, distribuídos nas seguintes famílias: Arcellidae, Difflugidae, Centropyxidae e Trinematiidae. As duas primeiras famílias se apresentaram com maior riqueza de táxons e apenas uma espécie foi enquadrada na categoria de muito freqüente a Arcella vulgaris, sendo que a mesma se apresentou dominante na Estação 1, abundante nas Estações 2 e 4; na Estação 3, pouco abundante.

Biografia do Autor

Ana paula sousa Pereira, Univeridade federal de Sergipe- UFS

Bióloga formada pela Universidade do estado da bahia e atualmente mestranda da universidade federal de Sergipe no curso de Agroecossistema. Departamento de Engenharia Agronômica-DEA.

Anderson Nascimento do Vasco, UFS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Sergipe (2008), mestrado em Agronomia (Agroecossistemas) pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Doutorando em andamento em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, análise quali-quantitativa de sistemas de recursos hídricos e modelagem ambiental.

Fábio Brandão Britto, UFS

possui Mestrado em Agroecossistemas na UFS e especialização em Engenharia Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Sergipe (1997) . Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe e Coordenador do Curso de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Arisvaldo Vieira Méllo Júnior, UFS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Recursos Hídricos) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (2006-2010) e atualmente é Professor RDIDP da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, sistema de suporte a decisão, gestão e planejamento de recursos hídricos, manejo de bacias hidrográficas, alocação de água, qualidade da água e análise de sistemas de recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Pereira, A. paula sousa, do Vasco, A. N., Britto, F. B., Méllo Júnior, A. V., Garcia, C. A. B., & Nogueira, E. M. de souza. (2011). Estudo da diversidade da comunidade tecamebiana (protozoa: rhizopoda) na sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim-SE. Scientia Plena, 7(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/164

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)