Vigor e produtividade de sementes de coentro em função do tipo de semente1

Autores

  • Gabriel Mascarenhas Maciel Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernando Cesar Sala Universidade Federal de São Carlos UFSCAR
  • Cyro Paulino Costa Universidade de São Paulo USP
  • Oswander David Melo Tecnoseed

Palavras-chave:

Coriandrum sativum, Produção de sementes, Tecnologia de produção, Beneficiamento, Emergência.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a influência do uso de sementes básicas inteiras (diaquênios) ou partidas (aquênios) na produção e qualidade de sementes de coentro. Foram utilizadas sementes básicas da cultivar Guarani colhidas dos terços inferior, mediano e superior da planta, por parcela, em função do tipo,  aquênios ou diaquênios. Os seguintes parâmetros referentes aos aspectos de produtividade foram avaliados: número de sementes por parte colhida na planta (NS), sementes por grama (SG) e produtividade por parte colhida na planta (PROD). No intuito de avaliar a qualidade das sementes efetuaram-se testes de emergência de plântulas (E%) a partir de 7, 10 e 15 dias após semeadura (DAS). Pode-se observar que os melhores efeitos de produtividade aliado ao maior vigor foram conferidos no T2 (sementes tipo aquênio e colheita realizada no terço mediano da planta). Estas afirmativas são reforçadas pela significância encontrada no C1 (comparação entre a utilização de sementes básicas do tipo aquênio vs diaquênio). O uso de sementes básicas do tipo aquênio na produção de sementes de coentro, cultivar Guarani, proporcionou maior potencial produtivo aliado a maiores percentuais de emergência de plântulas.  

Biografia do Autor

Gabriel Mascarenhas Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Possui curso Técnico Agrícola (2000), Graduado em Engenharia Agronômica (2005), Mestrado e Doutorado em Fitotecnia/Melhoramento Genético Vegetal pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (2010). Atuou na área de Desenvolvimento de Produtos, Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças na empresa Tecnoseed (2013). Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, no Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG/Monte Carmelo-MG) CREA 111345D. Atua na área de melhoramento genético de hortaliças visando resistência a estresses bióticos e abióticos; Produção e Tecnologia de Sementes. Coordenador do LAGEN-UFU (Laboratório de Análise de Sementes e Recursos Genéticos).

Fernando Cesar Sala, Universidade Federal de São Carlos UFSCAR

Possui graduação em Engenharia Agronômica e especialização na Área de Concentração em Produção Vegetal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001). Realizou Doutorado Direto (Fitotecnia) também na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005). Atuou na área de Desenvolvimento de Produtos, Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças na empresa Tecnoseed. Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, no Centro de Ciências Agrárias (CCA/Araras-SP). Atua na área de melhoramento genético de hortaliças para fatores bióticos e abióticos.

Cyro Paulino Costa, Universidade de São Paulo USP

É Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1964). Possui mestrado em Genética e Melhoramento pela ESALQ/USP (1966) e doutorado em Horticulture - Purdue University (1970). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos áreas de melhoramento de hortaliças para fatores bióticos e abióticos e na produção de sementes de hortaliças. 

Oswander David Melo, Tecnoseed

Possui graduaão em agronomia e Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é reponsável Técnico da empresa Tecnoseed Sementes.

Downloads

Publicado

2014-01-07

Como Citar

Maciel, G. M., Sala, F. C., Costa, C. P., & Melo, O. D. (2014). Vigor e produtividade de sementes de coentro em função do tipo de semente1. Scientia Plena, 9(12). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1619

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)