Análise preliminar das trocas gasosas, fluorescência de clorofila e potencial hídrico caulinar do juazeiro em uma região semi-árida de Sergipe, Brasil.

Lívia Maria de Jesus Santos, Elizamar Ciríaco da Silva, Carlos Dias da Silva Junior

Resumo


Este trabalho teve o objetivo de realizar uma análise preliminar das variações nas trocas gasosas, fluorescência de clorofila a e potencial hídrico caulinar de plantas de juazeiro (Ziziphus joazeiro Martius) em condições de campo em uma região no Alto Sertão no Estado de Sergipe, com o intuito de compreender as estratégias de sobrevivência utilizadas por esta espécie às condições climáticas locais, com escassez de chuvas e elevados índices de temperaturas e radiação solar. Para isto avaliou-se a eficiência do fotossistema II (Fv/Fm e Fv/F0), a área da curva OJIP e o índice de performance (IP); além da taxa fotossíntetica, condutância estomática, transpiração e potencial hídrico caulinar. Os dados da fluorescência apontaram que os indivíduos apresentaram taxas dentro do normal, não indicando condição de estresse. A taxa de fotossíntese (A) foi mais elevada no período da manhã, onde os estômatos estão abertos e o fotossistema em pleno funcionamento, e decresceu gradativamente ao longo do dia até atingir valores negativos no período da tarde, onde a condutância estomática (gs) e a taxa de transpiração (E) também foram mais baixas evitando desta forma a perda excessiva de água. O potencial hídrico caulinar (Ψw) variou ao longo do dia, sendo mais negativo no período da manhã. Concluiu-se que esta espécie apresenta estratégias de sobrevivência eficientes, mantendo seus tecidos hidratados em horários com temperaturas mais altas e umidade relativa do ar baixa e assimilam em horários com condições mais favoráveis, evitando desta forma a perda excessiva de água.

 


Palavras-chave


Caatinga; eficiência quântica; estresse hídrico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.