Caracterização química qualitativa de tinturas e extratos secos de plantas medicinais do Cerrado por cromatografia em camada delgada comparativa.
Palavras-chave:
Quality Control, Cerrado, Phytochmistry Natural Products, SeasonalityResumo
As plantas medicinais endêmicas do bioma Cerrado são vastamente utilizadas na forma de tinturas e extratos e validações de métodos analíticos para este tipo de formulações farmacêuticas são ainda escassos. O objetivo do presente trabalho foi identificar em tinturas e extratos de 20 espécies endêmicas do Cerrado marcadores químicos para estabelecer controle de qualidade qualitativo e avaliar a influência da época de coleta das plantas no perfil cromatográfico das mesmas. Tinturas e extratos hidroalcoólicos secos das espécies pertencentes as 13 famílias foram produzidos e a cromatografia de Camada Delgada Comparativa (CCDC) foi realizada em placas de sílica gel F254 utilizando 11 marcadores químicos específicos. O fator de retenção (Rf) dos marcadores químicos foi a referência para determinar a presença ou ausência destas substâncias nas amostras avaliadas. Para a maioria das espécies estudadas, o maior rendimento dos extratos foi obtido na estação seca, os compostos mais freqüentes nas tinturas e extratos analisados foram os flavonóides e apenas os extratos e tinturas das espécies Achyrocline satureoides, Lychnophora ericoides e Zeyheria montana apresentaram perfil químico distinto quanto a época de colheita do vegetal. A metodologia utilizada se mostrou eficiente, reprodutível e adequada para estabelecer um controle de qualidade químico qualitativo das espécies medicinais do Cerrado avaliadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.