Estudo da reprodutibilidade e calibração dos TLD 600, TLD 700 e TLD 400
Palavras-chave:
Dosimetria Gama, LiF, CaF2.Resumo
Um novo método para a realização dos estudos de reprodutibilidade dos dosímetros termoluminescentes (TLDs) e posteriormente sua calibração foi estudado e comparado com o método anteriormente utilizado pelo grupo de pesquisas em BNCT do IPEN/CNEN. Neste novo método visou-se identificar as relações existentes entre a resposta individual de certo tipo de TLD com a resposta da média de todos os TLDs irradiados, e com isso foi observada uma relação aproximadamente constante mesmo em diferentes irradiações. A partir da observação destas relações foram realizadas as normalizações das respostas dos TLDs, e este método foi comparado com o método anteriormente utilizado pelo grupo de pesquisa em BNCT do IPEN/CNEN obtendo-se melhores respostas. Com este novo método foram feitas as calibrações destes TLDs para duas fontes gamas, de diferentes energias, 60Co e 137Cs, para doses entre 20 mGy e 1 Gy, e foi possível observar a dependência energética da resposta destes TLDs.Downloads
Publicado
2013-08-26
Como Citar
Cavalieri, T. A., Castro, V. A., & Siqueira, P. T. D. (2013). Estudo da reprodutibilidade e calibração dos TLD 600, TLD 700 e TLD 400. Scientia Plena, 9(8(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1561
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.