Comparação entre o comportamento dos dosímetros FAM e FAT após irradiação com LED
Palavras-chave:
terapia fotodinâmica, fotossensibilizadores, dosímetroResumo
O trabalho consiste em avaliar a fotossensibilidade da solução Fricke modificada com a adição de corantes, atuando como fotossensibilizadores, comparando o comportamento dos dosímetros FAM (a solução Fricke modificada com adição de azul de metileno) e FAT (a solução Fricke modificada com adição de azul de toluidina) após irradiação com LED em simulador de acrílico. Foram utilizados na irradiação das amostras um arranjo de LED elaborado para este fim, e um conjunto de LED adquirido comercialmente, bem como um simulador de acrílico. Os resultados mostram que o dosímetro mais sensível é o FAM em comparação com o FAT; as amostras irradiadas com LED demonstraram a sensibilidade dos dosímetros à luz vermelha e azul levando à obtenção de curvas de calibração com ótimos coeficientes de correlação de modo que estes dosímetros poderão ser utilizados futuramente para a dosimetria na terapia fotodinâmica.Downloads
Publicado
2013-08-26
Como Citar
Almeida, M. G. O., Lima, V. L., Nascimento, R. K., & Souza, V. L. B. (2013). Comparação entre o comportamento dos dosímetros FAM e FAT após irradiação com LED. Scientia Plena, 9(8(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1553
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.