Design Teórico de Transportadores de Elétrons para aplicação em OLEDs.
Palavras-chave:
OLED, Transportador de elétrons, Estudo teórico.Resumo
Este trabalho apresenta o projeto de novos materiais baseados na estrutura do AlQ3, para serem aplicados como transportadores de elétrons em OLEDs. As modificações no precursor ALQ3 foram feitas com intuito de obter estruturas que apresentem uma maior energia do LUMO, objetivando facilitar a transferência de elétrons para a camada emissora. Para tanto, foram escolhidos grupos substituintes doadores e aceptores de elétrons para modificar a estrutura do ALQ3.
Duas diferentes estruturas cristalográficas do ALQ3 foram obtidas na literatura. Ambas tiveram suas geometrias otimizadas com os métodos B3LYP/6-31G**; AM1, PM3, PM6 e PM7. Em seguida as estruturas otimizadas foram comparadas com as respectivas estruturas cristalográficas. Os resultados indicaram que os métodos B3LYP/6-31G** e PM7 apresentam exatidão semelhante. Com base nisto, como seria preciso estudar 16 diferentes estruturas modificadas, optamos em escolher o método semiempírico PM7 devido a sua maior eficiência computacional frente ao método B3LYP/6-31G**. Assim, todas as 16 estruturas foram otimizadas com o PM7 e suas energias do LUMO obtidas a partir de um cálculo 1SCF da geometria PM7 utilizando a metodologia B3LYP/6-31G**. Os resultados mostraram que o aumento na energia LUMO foi proporcionado pela adição de grupos doadores de elétrons e que a energia pode ser mais elevada com a adição de doadores mais fortes. Também foi possível constatar a exatidão do método PM7, frente aos seus antecessores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.