Incorporação da flecha do tempo nos conceitos de termodinâmica para a graduação: Uma ação metodológica.
Palavras-chave:
Termodinâmica, Flecha do tempo, Entropia.Resumo
Este artigo apresenta a estratégia de ensino de termodinâmica sob uma nova temática para os alunos de graduação, visando à incorporação do conceito da flecha do tempo como um recurso de auxílio à aprendizagem. Inicialmente, foram ministradas aulas no modelo tradicional, e posteriormente, aulas ministradas com a nova temática, a fim de serem analisadas pelos alunos as duas formas. Esta metodologia foi utilizada em duas turmas do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Negócios de Sergipe em 2010/2. Após esta etapa, foi aplicado um questionário para investigar o nível de aceitação dos alunos e sua aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a compreensão da disciplina em questão foi aprimorada naquela que abordava o tempo na termodinâmica e a entropia como a flecha do tempo.Downloads
Publicado
2013-08-05
Como Citar
Cruz, M. C. P., Santos, L. D. dos, Guedes, J. D., & Pitanga, A. F. (2013). Incorporação da flecha do tempo nos conceitos de termodinâmica para a graduação: Uma ação metodológica. Scientia Plena, 9(7(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1521
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.