Investigando o Trabalho de Mendeleiev-Meyer para a Construção da Tabela Periódica: Uma Análise nos Livros Didáticos do PNLD 2012.
Palavras-chave:
Tabela Periódica, Mendeleiev-Meyer, Livros Didáticos de Química.Resumo
O presente trabalho é o resultado de uma proposta de pesquisa que teve o objetivo de investigar como o debate envolvendo os trabalhos de Mendeleiev e Meyer, contribuidores para a elaboração da Tabela Periódica (TP), é explorado em livros didáticos de Química (LDQ’s) do PNLD 2012. A metodologia empregada no desenvolvimento desse trabalho implicou na análise interpretativa de textos, imagens e boxes presentes nos livros didáticos, seguida da categorização das identificações realizadas. A análise dos debates históricos envolvidos no processo de elaboração da TP pode ser identificada nos LDQ’s apresentados pelo PNLD 2012, principalmente naqueles que expressam o desenvolvimento do estudo da TP, mesmo que de forma cronológica de contribuições dos cientistas, que procuravam propor um arranjo organizacional para os elementos químicos. Cabe ressaltar que dentre os LDQ’s, apenas um fez inferência à existência do debate entre corpos teóricos relacionados ao processo de elaboração da Tabela Periódica, explicando o mérito dado à Mendeleiev quanto à Lei Periódica.Downloads
Publicado
2013-08-05
Como Citar
Dias, A. A. S. L., Santana, J. A., Nunes, C. T. S., & Silva, E. L. (2013). Investigando o Trabalho de Mendeleiev-Meyer para a Construção da Tabela Periódica: Uma Análise nos Livros Didáticos do PNLD 2012. Scientia Plena, 9(7(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1520
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.