Atributos químicos do solo sob diferentes coberturas Vegetais em áreas do platô de Neópolis-Se.
Palavras-chave:
conservação da natureza, qualidade do solo, impactos ambientais, fertilidade do soloResumo
O conceito de solo vem sendo amplamente discutido devido aos processos de degradação por meio de manejos inadequados. Neste sentido, o uso adequado do solo deve ser encarado sob a ótica ambiental mais ampla, devendo ser estabelecidos limites que definam até que ponto a atividade humana pode afetar os seus benefícios ambientais. Desta forma, o presente trabalho avaliou as características químicas do solo na área do projeto de fruticultura irrigada do Platô de Neópolis, Sergipe, sob cinco diferentes coberturas vegetais: coco, banana, manga, maracujá e vegetação nativa. As amostras foram coletadas na projeção da copa e nas entrelinhas, sendo que, para a vegetação nativa a coleta ocorreu de forma aleatória. Em condições naturais da vegetação, o solo reflete uma condição de equilíbrio ambiental, de forma a ser observado como referencial quando manejado.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Nogueira, E. D., C. Júnior, J. I. T., & Vasconcellos, B. M. C. (2013). Atributos químicos do solo sob diferentes coberturas Vegetais em áreas do platô de Neópolis-Se. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1435
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.