Avaliação do desenvolvimento inicial de espécies florestais de uso múltiplo no semi árido Sergipano.
Palavras-chave:
agrofloresta, caatinga, eucalipto, madeira, sustentávelResumo
O trabalho objetivou analisar o desenvolvimento inicial de espécies florestais mantidas em um sistema agrosilvicultural no município de Lagarto-SE. Foram utilizadas duas espécies florestais como o Eucalipto (Eucalyptus spp.), e a Teca (Tectona grandis). O delineamento experimental adotado foi o de blocos interiamente casualizados, com 4 tratamentos e 4 repetições. As mensurações foram avaliadas no período de 4, 10 e 16 meses após o plantio das espécies florestais, as medições da altura foi a partir da base até a gema apical e o diâmetro de 7 cm da altura do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e as comparações das médias foram realizadas pelo teste de Tukey a 5%. O resultado mostrou que o eucalipto foi o que apresentou melhor desenvolvimento inicial em relação a todas as inferências (altura e diâmetro), já a Teca não apresentou produtividade esperada para a região.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Santos, F. R., & Santos, M. J. C. (2013). Avaliação do desenvolvimento inicial de espécies florestais de uso múltiplo no semi árido Sergipano. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1434
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.