Avaliação da incidência de fungos em sementes de angico (Anadenanthera colubrina) com diferentes anos de coleta e tempo de armazenamento.

Autores

  • R. M. R. Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • M. M. Assis Universidade Federal de Campina Grande
  • G. J. C. Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • M. C. L. Cunha Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

fungos, sementes, angico

Resumo

O angico (Anadanthera colubrina (Vell.) Brenan) é uma espécie arbórea pertencente a família Fabaceae – Mimosoideae com distribuição comum em toda a região Nordeste. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a incidência de fungos associados às sementes de angico (A. colubrina) coletadas nas cidades de Teixeira e São José do Bonfim, ambas na Paraíba, no ano de 2000 e de 2001 respectivamente. Foram utilizadas duas amostras com 80 sementes de cada cidade. Estas sementes oriundas do teste de germinação em caixas Gerbox com substrato de areia, contendo 20 sementes em por Gerbox. Sem haver germinação as sementes foram lavadas em água corrente para em seguida serem plaqueadas em placas de Petri para ser incubadas e após o período de incubação as sementes foram observadas no microscópio estereoscópico para quantificação do percentual e feito lâminas para identificação. Foram identificados os fungos Aspergillus niger, Brachisporium sp., Chaetomium sp., Colletotrichum sp., Penicillium sp., Phialomyces sp., Phoma sp., Phomopsis sp., Trichoderma sp.. O fungo de maior incidência foi o Brachisporium sp., nas sementes dos dois municípios, sendo que o município de Teixeira apresentou uma maior diversidade de fungos.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

Bezerra, R. M. R., Assis, M. M., Santos, G. J. C., & Cunha, M. C. L. (2013). Avaliação da incidência de fungos em sementes de angico (Anadenanthera colubrina) com diferentes anos de coleta e tempo de armazenamento. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1424

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)