Levantamento Preliminar dos Insetos Associados às Sementes de Albizia polycephala Benth em Vitória da Conquista– BA.
Palavras-chave:
Insetos sitófagos, predação, sementes danificadasResumo
O estudo teve como objetivo registrar os insetos associados às sementes de Albizia polycephal, como também determinar a ocorrência e a quantificação dos danos provocados pelos mesmos. Foram feitas coletas quinzenais de vagens de A. polycephala realizadas nos meses de agosto de 2010 a fevereiro de 2011, selecionando as árvores de forma aleatória e coletando 100 vagens diretamente da planta, onde foram levados ao laboratório e mantidos em potes plásticos cobertos com organza. O consumo das sementes pelos insetos foi determinado pela diferença entre as sementes sadias e predadas, para isso, as sementes foram separadas em 5 lotes de cada contendo 100 sementes em cada lote, totalizando 500 sementes sadias e 500 predadas. Posteriormente, cada lote foi pesado em balança eletrônica e os resultados foram obtidos através da análise estatística pelo Teste t ao nível de 5% de probabilidade. Os insetos emergidos foram coletados e armazenados em potes com álcool 70%. Foram emergidos 222 insetos sendo quatro ordens, Coleoptera, Hemiptera, Hymenoptera e Lepidoptera e dos besouros encontrados observou-se a presença das famílias Bruchidae, Anthribidae, Cerambycidae, Staphylinidae, Cucujidae e Nitidulidae. As famílias de maior incidência foram Anthribidae e Bruchidae, com 35% e 29%, respectivamente. O pico de maior emergência dos insetos ocorreu em fevereiro O peso médio dos lotes de 100 sementes sadias e predadas pelos insetos broqueadores foram de 5,9g e 4,3g, respectivamente. O percentual de substrato consumindo foi de 60,% do peso das sementes de A. polycephala. Torna-se necessário, portanto maiores estudos entomológicos voltados para esta espécie florestal nativa que é ainda muito pouco estudada nesta região.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Costa, E. M., & Paula, R. de C. A. L. (2013). Levantamento Preliminar dos Insetos Associados às Sementes de Albizia polycephala Benth em Vitória da Conquista– BA. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1420
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.