Germinação in vitro de embriões zigóticos e aclimatação de plântulas de mangaba oriundas da cultura de embrião (Hancornia speciosa Gomes)

Autores

  • Karla Cristina Santos Freire Universidade Federal de Sergipe
  • G. G. Coelho
  • S. L. Russo
  • Ana Veruska Cruz da Silva Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • Ana da Silva Lédo Embrapa Tabuleiros Costeiros
  • A. J. Sá
  • C. A. Machado

Palavras-chave:

Hancornia speciosa Gomes, Apocynaceae, cultura de embrião

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de ANA e BAP na conversão in vitro de embriões zigóticos de mangabeira, e o desenvolvimento de métodos e técnicas eficientes de aclimatação de plântulas de mangaba oriundas da cultura in vitro de embriões. Embriões zigóticos cultivados em meio MS com 0,3 g L-1 de Phytagel® e 3,0 g L-1 de sacarose, combinados com diferentes concentrações de ANA (0; 0,2; 0,4 e 0,6 mg L-1) e de BAP (0; 0,5; 1 e 2 mg L-1). Para a conversão de embriões zigóticos de mangabeira é dispensável a presença de ANA ou BAP no meio de cultura. O transplantio das plântulas foi realizado em copinhos de 300 cm3, contendo os substratos esterilizados: T1- areia lavada; T2- areia + pó da casca de coco seco (1:1) e T3- vermiculita + areia (1:1), relacionadas às avaliações de crescimento das plantas (altura de plântula, número de folhas, número de raízes e vigor) para condições ex vitro. Os substratos com areia e pó da casca de coco seco (1:1) e vermiculita e areia (1:1) proporcionaram maior crescimento da parte aérea (2,2 e 2,8 cm), número de folhas (3,0 e 3,8) e número de nós (1,60 e 2,2).

Downloads

Publicado

2012-01-16

Como Citar

Freire, K. C. S., Coelho, G. G., Russo, S. L., da Silva, A. V. C., Lédo, A. da S., Sá, A. J., & Machado, C. A. (2012). Germinação in vitro de embriões zigóticos e aclimatação de plântulas de mangaba oriundas da cultura de embrião (Hancornia speciosa Gomes). Scientia Plena, 7(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/142

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)