Qualidade da Matéria Orgânica do Solo e Estoques de Carbono e Nitrogênio em Fragmento de Mata Atlântica do Município de Neópolis, Sergipe.
Palavras-chave:
matéria orgânica do solo, sequestro de carbono e nitrogênioResumo
As matas nativas são importantes ecossistemas protetores da diversidade biológica, do equilíbrio hídrico e da qualidade das condições edafoclimáticas locais. Os solos sob florestas naturais expressam seu potencial intrínseco através de seus atributos físicos, químicos e biológicos, de grande valor qualitativo para o desenvolvimento das plantas e armazenamento de carbono (C), representando um dos compartimentos terrestres com maior capacidade de seqüestro de C atmosférico. A matéria orgânica (MOS) é um dos principais indicadores de qualidade do solo e muito usado no estudo dos impactos causados pelo manejo do solo. O presente estudo avaliou as frações físicas da matéria orgânica e os teores de C e N de um Argissolo Amarelo sob mata nativa, no município de Neópolis, Sergipe. As frações da matéria orgânica do solo foram classificadas como matéria orgânica particulada (MOP) e matéria orgânica complexada (MOC) através de fracionamento físico. O C foi determinado no solo e nas frações da MOS, enquanto que o N foi determinado apenas no solo. Os estoques de C e N foram calculados levando-se em consideração a densidade do solo e a espessura da camada de solo amostrada. Os resultados obtidos indicaram que a maior concentração de carbono encontra-se na fração complexada da MOS, representando 69% de C em relação ao carbono total, refletindo elevado estágio de humificação, típico do ambiente de floresta nativa. Os maiores estoques de C e N foram observados na camada subsuperficial, resultado principalmente da maior espessura dessa camada e do maior grau de proteção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.