Análise da estrutura vegetacional em uma área de transição Cerrado-Caatinga no município de Bom Jesus-PI
Palavras-chave:
estrutura diamétrica, estrutura hipsométrica, formação florestalResumo
No estado do Piauí, a Caatinga e o Cerrado são as principais formações florestais. Apesar de o estado apresentar vários tipos de formações florestais, os estudos referentes à estrutura diamétrica e hipsométrica são incipientes, sendo esses estudos de suma importância para o conhecimento da estrutura da comunidade vegetal, além de subsidiar ações de manejo para essas áreas. Neste sentido, o objetivo do estudo foi avaliar as relações hipsométricas, obtidas em uma área de transição cerrado-caatinga, no município de Bom Jesus-PI. O inventário florestal foi realizado em uma área de transição cerrado-caatinga, localizada no município de Bom Jesus, utilizou-se vinte unidades amostrais, as quais foram lançadas de maneira sistemática, adotando-se como critério de inclusão indivíduos vivos e mortos com DAP ≥ 2 cm e altura ≥ 1,5m. Os parâmetros dendrométricos calculados foram área basal e volume, sendo realizada ainda a distribuição horizontal e vertical. Além disso, os indivíduos foram avaliados quanto ao comportamento do fuste. A área basal encontrada foi de 11,045 m2. ha-1 e o volume foi de 49,757 m3.ha-1. Com relação à qualidade do fuste, 79% dos indivíduos apresentaram fuste retilíneo. Na distribuição diamétrica e hipsométrica, a maioria dos indivíduos concentrou-se nas classes iniciais, característico de florestas inequiâneas.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Oliveira, T. M., Alves, A. R., Amaral, G. C., Almeida, K. N. S. de, Souza, K. B., Aguiar, A. S., … Farias, S. G. G. (2013). Análise da estrutura vegetacional em uma área de transição Cerrado-Caatinga no município de Bom Jesus-PI. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1407
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.