Acompanhamento do Tempo de Retenção Hidráulico (TRH) na Biodigestão de Vinhaça e Utilização de seu Biofertilizante em Sementes de Feijão

Carlos Eduardo de Farias Silva, Ana Karla de Souza Abud

Resumo


A vinhaça possui ótimas características para ser utilizada no processo de biodigestão anaeróbia para produção de metano, diminuindo sua DQO e quantidade de sólidos totais presentes, bem como incorporando fósforo e nitrogênio total, aumentando suas características fertirrigativas e diminuindo seu poder poluente. Esse trabalho visou caracterizar o biofertilizante produzido em um biodigestor com2 Lde vinhaça e 0,5% de esterco bovino como inóculo, em tempo de retenção hidráulico de 70 dias, avaliando-se o pH e os teores finais de fósforo, nitrogênio e DQO. A DQO foi acompanhada ao longo de todo o processo para verificar até quando ocorreria uma redução eficiente e significativa da matéria orgânica. Verificou-se, também, a eficiência do biofertilizante com o cultivo de pés de feijão, com a inserção de 2 sementes de feijão,20 gde solo e 10 mL do biofertilizante nas concentrações de0 a100% (sem diluição) em um recipiente sem furo. O pH variou nos 7 primeiros dias por causa da fase acidogênica, houve incremento de 10% de fósforo e nitrogênio total e redução de 66,4% na DQO. Percebeu-se que a partir do 30° dia não houve queda significativa da DQO. O cultivo de feijão demonstrou eficiência nas concentrações de 40 e 60% de biofertilizante, com os pés apresentando rápida germinação, elevação e desenvolvimento dos trifólios.


Palavras-chave


vinhaça, digestão, feijão

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.