Parasitologia Lúdica: O jogo como agente facilitador na aprendizagem das parasitoses

Autores

  • Ana Mércia Dias Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Waldecy De Lucca Junior Universidade Federal de Sergipe
  • Roseli La Corte dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Silvio Santana Dolabella Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem Significativa. Jogos experimentais. Parasitoses.

Resumo

Durante décadas, metodologias didáticas tradicionais contribuíram para o desinteresse dos alunos na aprendizagem, principalmente na disciplina Ciências, cujo quadro é agravado pela complexidade da linguagem científica e pelos inúmeros conceitos. As parasitoses intestinais, além de constituírem temáticas curriculares obrigatórias, representam um importante problema de saúde pública, afetando adultos e crianças em todo o mundo. No presente trabalho, foram desenvolvidas ferramentas didáticas lúdicas para promover a aprendizagem significativa das parasitoses aos alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Aracaju. Os dados obtidos ratificaram o lúdico como uma importante estratégia para a promoção da aprendizagem dos conteúdos. Além de oferecer um ambiente mais dinâmico e prazeroso, os jogos fornecem ao aluno uma motivação intrínseca ao processo de aprendizagem.

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Publicado

2013-07-22

Como Citar

Nascimento, A. M. D., Junior, W. D. L., dos Santos, R. L. C., & Dolabella, S. S. (2013). Parasitologia Lúdica: O jogo como agente facilitador na aprendizagem das parasitoses. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1380

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