Distribuição da dose absorvida de fontes braquiterápicas através da dosimetria bidimensional Fricke xylenol gel
Palavras-chave:
Distribuição de dose, Fricke Xylenol Gel, Método Paterson-ParkerResumo
A dosimetria gel é utilizada para avaliar a distribuição de dose em 3D proveniente de feixes de fótons.A maioria das técnicas de braquiterapia utilizadas em todo mundo é derivada, ou possui como princípio o método Paterson-Parker (PP), que assegura a homogeneidade de 10% sobre o plano de tratamento (volume alvo), nadistância“h” proveniente do plano formado da distribuição da fonte braquiterápicade irradiação. Desse modo, o método assegura que a dose máxima não excederá 10% da dose estabelecida para satisfazer os critérios de uniformidade. Neste trabalho, o objetivo foi avaliar o método PP em medidas de distribuição de dose, tendo como dosímetro o Fricke Xylenol Gel (FXG), o qual foi irradiado com uma distribuição ordenada de fontes de tratamento. Essa distribuição foi feita com oito fontes de137 Cs, distribuídas nas regras do método PP, tendo h=5,75 mm. O objeto simulador foi uma distribuição5x5 cm2 de cubetas padrão para espectrofotômetro (cada uma com 1,25x1,25x3,5cm3 de caminho óptico)preenchidas com FXG totalizando um volume de 5x5x3,5cm3 . O objeto simulador foi irradiado numtempo de 3,3 h resultando numa dose absorvida de 10 Gy no plano de tratamento. Em seguida, o FXG foi lido num monoespectrofotômetro e seus resultados foram processados em uma rotina MATLAB® obtendo assim, a distribuição de dose.A homogeneidade calculada foi de 7,8% no plano de tratamento,estando de acordo com os protocolos da IAEA-TECDOC-602.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.