Estudo acerca da variabilidade térmica do solo

Autores

  • Julio Mannuel Tavares Diniz Universidade Federal de Campina Grande
  • Erickson Melo Albuquerque Universidade Federal de Campina Grande
  • Renata Araujo Rafael Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Temperatura do solo, propriedades térmicas, difusividade térmica

Resumo

O conhecimento das temperaturas e propriedades térmicas do solo de uma determinada região é de fundamental importância para o entendimento dos vários processos físicos existentes no solo. Embora se saiba que a temperatura do solo é um dos fatores ambientais de maior importância para agricultura, poucos estudos foram realizados pela comunidade científica a respeito dessa variável. Logo, o presente trabalho tem como objetivo o estudo das características térmicas do solo através de dados coletados no Instituto Nacional do Semiárido, durante os meses de julho a dezembro do ano de 2012. Mediante a análise dos resultados verificou-se que as maiores amplitudes térmicas diárias estão associadas às porções mais próximas a superfície. Também se observou significativa semelhança das estimativas da difusividade térmica do solo obtidas por métodos distintos.

Biografia do Autor

Julio Mannuel Tavares Diniz, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrando em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Erickson Melo Albuquerque, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Tecnologia em Geoprocessamento (IFPB). Mestrando em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Renata Araujo Rafael, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Tecnologia em Geoprocessamento (IFPB). Mestrando em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2014-01-23

Como Citar

Tavares Diniz, J. M., Albuquerque, E. M., & Rafael, R. A. (2014). Estudo acerca da variabilidade térmica do solo. Scientia Plena, 10(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1368