Análise do speckle em imagens de emissão acústica estimulada por ultrassom
Palavras-chave:
vibro-acustografia, simulação, speckle, espalhamento coerente, espalhamento difusoResumo
Neste trabalho, uma nova perspectiva teórica é apresentada visando estudar o fenômeno do speckle em Vibro-acustografia (VA). A vibro-acustografia é um método de imagem baseado em força de radiação acústica oscilante altamente focalizada e fundamentada nos princípios da emissão acústica estimulada por ultrassom (USAE). A interação do feixe acústico com os espalhadores distribuídos no interior de um objeto é responsável pelo campo de emissão acústica. Um transdutor de ultrassom especial, chamado hidrofone pode ser facilmente empregado para medir a amplitude e fase das ondas acústicas emitidas por tais estruturas. Esse transdutor é sensível a variações de fase dos sinais recebidos. Em sistemas de imagem acústica, a medida do deslocamento de fase das ondas é dependente do volume da célula de resolução do feixe de ultrassom, o qual depende das características da Point-Spread Function (PSF). Com intuito de compreender que tipo de espalhamento e distribuição estatística é inerente à USAE, distribuições estatísticas de primeira ordem dos speckles tem sido empregada. Esse estudo está baseado nos níveis de tons de cinza ou contraste da imagem, sendo considerado, um conjunto de imagens geradas pelo método de USAE. Onde, um meio espalhador tridimensional é simulado para diferentes densidades de espalhadores, os quais variam entre 1 e 80 espalhadores/mm3. Estatisticamente, os dados são ajustados empregando função normal e lognormal, sendo observado que, dependendo da densidade de espalhadores, a textura e a distribuição estatística da imagem são alteradas. Portanto, nesta pesquisa buscou-se estudar a formação das imagens de vibro-acustografia quando radiação coerente é multiplamente espalhada por partículas distribuídas aleatoriamente no meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.