Influência genotípica de palma forrageira (Opuntia spp.) cultivadas in vitro em resposta a benziladenina
Palavras-chave:
cultura de tecidos, indução de brotos, micropropagaçãoResumo
A palma forrageira (Opuntia spp.) é uma espécie de planta bem adaptada a ambientes com escassez de água, em virtude de adaptações morfofisiológicas. Infelizmente nos últimos anos a cochonilha do carmim (Dactylopius coccus), está causando sérios prejuízos à cadeia produtiva do leite e carne no nordeste. O desenvolvimento de variedades com alta produção e resistentes a essa praga precisam de estratégias de multiplicação rápida, e tem na propagação in vitro uma solução a curto e médio prazo. Assim, o objetivo do trabalho foi estabelecer a melhor concentração de BA que melhor induz a brotação in vitro de palma forrageira, variedades F-24 (O. atropes) e F-21 (N. cochenillifera). Os explantes foram cultivados em meio de cultura MS, contendo 30 g L-1 de sacarose, suplementado com concentrações de BA (0; 0,5; 1,1; 2,2; 4,4; 8,8 µM) e AIA (0,6 µM), solidificado com 0,8% de ágar, pH 5,85. Os mesmos foram mantidos em condições controladas de 25 ± 2 °C, PAR 30 µmol m-2 s-1 e fotoperiodo de 16 horas de luz e 8 horas de escuro. A porcentagem de brotação foi feita aos 30 e 60 dias após a inoculação. Os resultados indicam uma variabilidade de respostas entre os genótipos às concentrações de BA. As concentrações de 1,1 e 2,2 µM BA induziram 67% e 53%, de brotação aos 30 dias e 80 e 93% aos 60 dias, para o genótipo F-24. Já as concentrações de 2,2 e 4,4 µM BA induziram 20 e 30%, de brotação aos 30 dias, para o genótipo F-21. O genótipo F-21 apresentou significativa oxidação nos explantes, que impossibilitou o mesmo de prosseguir seu crescimento após 30 dias. Sendo, assim recomenda-se a troca do meio de cultura a cada 30 dias de cultivo, para evitar a oxidação dos mesmos. As concentrações de BA mais efetivas na indução de brotação nos genótipos de palma foram 1,1 e 2,2 µM para variedade F-24, e 2,2 e 4,4 µM para variedade F-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.