Avaliação do sistema de tratamento e da qualidade das águas de abastecimento público em Laranjal do Jari, AP
Palavras-chave:
Potabilidade, consumo humano, recursos hídricosResumo
O presente trabalho objetivou avaliar a qualidade da água bruta e tratada da ETA de Laranjal do Jari, AP. Foram escolhidos dois pontos. PT 01 na calha parshal, onde se realiza a medição da vazão de entrada de água bruta na ETA, foram coletadas 4 amostras, 3 para análises de pH, Turbidez, Cor Aparente e uma para análise de Coliforme Total Escherichia coli. PT 02, localizado na saída do reservatório de água tratada, sendo coletadas 4 amostras, 3 para análise de pH, Turbidez, Cor Aparente, Cloro Residual Livre e uma para análise de Coliforme Total, Escherichia coli e Alumínio. As amostras destinadas para a realização das análises microbiológicas e de alumínio foram coletadas com frasco de vidro previamente esterilizadas, armazenadas em isopor com gelo e encaminhadas para um laboratório particular. As demais amostras foram coletadas com garrafas de polietileno, armazenadas em isopor com gelo e encaminhadas para o laboratório de análise de água da ETA de Monte Dourado, Estado do Pará. O tempo entre as coletas e as análises não ultrapassaram 24 h. Apenas o Valor de pH da água tratada estava fora dos padrões de potabilidade da Portaria do Ministério da Saúde n° 2.914/11, os demais parâmetros analisados estavam em acordo com a referida portaria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.