Avaliação da radiossensibilidade de hemócitos de Biomphalaria glabrata expostos à radiação gama
Palavras-chave:
hemócitos, radioecologia, BiomphalariaResumo
Os moluscos Biomphalaria glabrata, apresentam características que permitem que estes sejam apontados como um modelo animal ideal para monitoramento de ambientes expostos a agentes fiscos e químicos. O presente trabalho avaliou o efeito da radiação ionizante de Cobalto-60 em hemócitos, presentes na hemolinfa de Biomphalaria glabrata, com o objetivo de utilizar estas células como indicadores da presença de radiação em ambientes aquáticos. Os moluscos foram divididos em cinco grupos: um controle e quatro submetidos as doses de 25, 35, 45 e 55 Gy de radiação gama. Após 48 horas da irradiação, a hemolinfa dos moluscos foi coletada e as lâminas foram preparadas e coradas com Giemsa para análise em microscópio óptico. A análise estatística foi realizada utilizando ANOVA e teste de Tukey, p <0,05. Os resultados demonstraram que o número total de células após a irradiação baixou em comparação ao controle, exceto na dose de 55 Gy. Durante a análise dos resultados, foram observadas alterações morfológicas em hemócitos de moluscos submetidos as doses de 35, 45 e 55 Gy. Estas modificações consistiram de formação de núcleo bilobulados e pontes nucleoplasmáticas. Outra alteração celular foi exclusivamente observada na exposição de 55 Gy, onde os hemócitos apresentaram núcleos disformes e vacuolização no citoplasma, sugestivo de apoptose celular. Conclui-se que os hemócitos são sensíveis à radiação e podem ser usados como indicadores da presença de altas doses de radiação ionizante em ambientes aquáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.