Caracterização nutricional de farelos de pinhão-manso
Palavras-chave:
biodiesel, resíduos agroindustriais, Jatropha curcas L.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição química de farelos de pinhão-manso in natura e submetidos ao processo de detoxificação. Foram utilizados FPM - farelo de pinhão-manso, - FPMd -farelo de pinhão-manso detoxificado, FPDa - farelo de pinhão-manso detoxificado e autoclavado. Estes produtos foram analisados quanto aos seus teores de umidade, proteína bruta, extrato etéreo, cinzas, carboidrato, energia metabolizável, aminoácidos livres, incrementos de fibra alimentar e proteína bruta e composição minerais. Os resultados das análises bromatológicas dos farelos de pinhão manso demonstram diferenças na sua composição conforme o processamento aplicado para detoxificação. Os teores de proteína bruta e aminoácidos livres apresentaram-se menores nos farelos submetidos ao processo de detoxificação. O processo de detoxificação resultou em um incremento de fibra. A composição mineral também apresentou alteração nas tortas de pinhão-manso detoxificadas. Conclui-se que o processo de detoxificação da torta de pinhão-manso promoveu aumento nos teores de carboidratos, lipídeos e fibra.Downloads
Publicado
2013-09-24
Como Citar
Honorato, C. A., & da Silva, C. J. (2013). Caracterização nutricional de farelos de pinhão-manso. Scientia Plena, 9(9). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1332
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.